domingo, 14 de dezembro de 2008

QUINTA-FEIRA - 24 DE ABRIL (tarde)




À tarde, ainda houve tempo para um passeio rápido às cercanias de San Pedro, ao Pukará de Quitor. Os pukarás eram fortificações atacamenhas, construídas com pedras unidas por argila, nas encostas de morros. Esta, especificamente, data do século XII, e foi parcialmente reconstruída, se tratando de aproximadamente 200 estruturas de tamanhos diferentes.
Este local foi invadido e conquistado pelos espanhóis em 1540, conquista facilitada pelo espanto dos indígenas com os cavalos, elmos e armas de fogo portados pelos conquistadores. Portanto, embora em número muito menor, a forte impressão causada pelos espanhóis nos indígenas é que selaram o destino destes últimos.
No mesmo local, fizemos uma trilha em subída forte até um monumento erguido recentemente para celebrar os 500 anos do descobrimento da América.
No retorno, abasteci o carro no único posto de combustível de San Pedro, com uma localização sofrível, praticamente dentro de um hotel.

À noite, saímos com nossos amigos motociclistas para um agradável jantar, onde contamos e ouvimos muitas histórias, com boas gargalhadas... É isso, conhecer pessoas amigas é outro ponto forte de qualquer viagem... Eles seguiram viagem em direção à Iquique, com finalidade de se dirigir ao norte, até o Peru. Sorte, sempre, aos amigos...

De nossa parte, regressamos ao hotel onde acertamos as contas (foram 3 diárias, um total de 84.000 pesos por casal - ou R$ 336,00), e nos preparamos para o dia seguinte, onde iniciaríamos nosso regresso ao Brasil, não sem antes passar por novos cartões postais, uma vez que o trajeto entre San Pedro de Atacama e Jujuy, na Argentina, por si só, já vale um roteiro turístico. Considerem isso, se estiverem planejando tal viagem... aguardem a próxima postagem.

Um comentário:

Niuma disse...

Muito valiosa a experiencia de voces, adorei! tenciono fazer com minha familia: marido e dois filhos, uma viagem similiar, mas vou ate a Argentina, saindo de Guarulhos e ler o relato do blog que vcs criaram me ajudou na organizacao e tb a ter uma ideia do que poderemos encontrar pela frente.Valeu, meninos! muita saude, sorte e aventuras pra vcs. bjs