segunda-feira, 15 de setembro de 2008

TERÇA-FEIRA – 15 DE ABRIL



Pela manhã, retomamos a RN-7, e subimos ligeiramente até Uspallata. Trata-se de um pequeno povoado com aproximadamente 4 mil habitantes, situado em um vale encravado entre as montanhas da pré-cordilheira, com paisagens cinematográficas (não por acaso, foi o local onde foram filmadas as cenas do filme “Sete Anos no Tibet” com Brad Pitt). O acesso, partindo de Potrerillos (à 45km) ou de Mendoza (105km) se dá todo pela RN-7, o que significa uma Ruta toda asfaltada e com boas condições de tráfego. A primeira parte do trajeto é feito margeando o leito (quase seco, nesta época) do Rio Mendoza, uma estrada serpenteada, passando por diversos túneis escavados na rocha das montanhas que compõe o cenário, simplesmente deslumbrante. Junto ao rio correm também os trilhos da ferrovia (Ferrocariles), já abandonada, e, como viemos a saber posteriormente, serviu de via de acesso a imigração japonesa que atravessou os Andes, vindo dos portos chilenos, para se instalar na capital Argentina.
Uspallata é, por si só, uma bela atração.... uma vila pacata (onde encontramos alguns carros de Brasileiros, como nós), onde transitam carros antigos (cheguei a ver um C2 francês, de antes da 2ª Guerra), e uma população amistosa. Passeios na região envolvem o cerro de sete colores (não confundir com o homônimo, em Purmamarca, no norte do país), e as Bóvedas de Uspallata, uma reconstrução dos antigos fornos de fundição de metais utilizados pelos espanhóis na época da colonização e exploração do local. A paisagem das montanha em torno do vale é realmente deslumbrante (estou sendo repetitivo, eu sei, mas acreditem, é necessário).
Também por Uspallata têm-se o acesso à RP-52, outra ligação com a cidade de Mendoza, um passeio turístico por uma estrada de Rípio (cascalho) famosa pelas Curvas de Villavicencio, um “complexo” de 365 curvas, formando caracóis, com entre-meio da Estação de águas Termais de Villavicencio. Não nos aventuramos neste caminho, mas as referências do passeio foram boas.
Retornamos à cabana para alimentar-nos com um bom e apetitoso hot-dog, que apenas preparou nossos estômagos para um delicioso pernil de Cordeiro da Patagônia, que preparamos para o jantar... acompanhamentos? Bem, tinha aquele vinho, sabe..... é, ok, foram vários, mas, estávamos de férias, portanto, we enjoy it......

Nenhum comentário: