terça-feira, 21 de outubro de 2008

TERÇA-FEIRA – 22 DE ABRIL




Com o céu maravilhosamente azul, "zarpamos" de Calama 9:00h da matina, e seguimos rumo a San Pedro de Atacama, a rústica e famosa base para exploração daquele que é considerado o deserto mais árido do mundo: o Deserto do Atacama. Aproveitamos para completar o tanque de combustível em Calama, já que o combustível é mais caro em San Pedro, que nada mais é do que um povoado, com um único "posto" de combustível. O trajeto é rápido, visto que são apenas 100 km de distância entre as cidades. O visual continua magnífico, por isso, aconselho fazer o trajeto sempre durante o dia, pois as paisagens que se descortinam são de encher os olhos... uma beleza rústica, contrastando uma tonalidade amarelada do terreno com o azul do céu.
Ainda antes de chegar a San Pedro, paramos para admirar em um mirante o circuíto espeleológico do Valle de La Luna, na reserva nacional de los flamencos (fotos ao lado, propaganda do Honda??? hehe). Todo o possível cansaço de uma viagem tão longa se desfaz perante a tranquilidade que emana do local (e que é maior ainda nas lagunas altiplânicas, à qual relatarei mais adiante). Ficamos ali um bom tempo, já avistando o oásis esverdeado que é a vila de San Pedro.

San Pedro é a capital arqueológica do Chile, localizada em uma depressão chamada de "depreción pré-altiplânica", a 2.438m de altitude. A depressão é limitada pela Cordilheira del Domeyco à oeste, e a Cordilheira dos Andes à leste. O local era habitado pelos povos atacameños antes do descobrimento, foi conquistado pelos Incas por volta de 1450, e finalmente conquistada pelos espanhóis, em 1540. Como não poderia deixar de ser, os espanhóis impuseram sua cultura aos povos locais, embora um requício da cultura atacamenha possa ser visto nos habitantes locais, mas me pergunto se isso não seria, agora, apenas algo "para turista ver".

Chegamos na vila, e fomos procurar uma pousada... são inúmeras, e mesmo nessa época, era possível encontrar pousadas com lotação esgotada. Acabamos optando por uma pousada chamada Don Raul, menos pelos seus atrativos em termos de conforto, mas sim por ter sido muito bem indicada no guia que consultamos, ser bastante procurada por brasileiros, e por termos sido muito bem atendidos pelo cara que cuida do local, Rene. Ele dá ótimas dicas sobre o local, visitação, período adequado, roupas adequadas, enfim, conseguimos visitar muitos locais em pouco tempo, graças as dicas preciosas do amigo.

Após nos instalarmos, fomos almoçar (restaurantes relativamente - mas não demasiadamente - caros, os pratos custam, em média, 6.500 a 8.000 pesos por pessoa, ou seja, 26 a 32 reais), e dar uma volta pela vila. Todo o local é construído em adobe, preservando as fachadas coloniais, que dão um aspecto extremamente charmoso ao lugar. Ah, devo lembrar aos viajantes, que beber em local público é crime.... bebida alcoólica só pode ser servida e consumida em locais com permissão da prefeitura, portanto, não pague o mico por beber uma cervejinha na praça ou nas ruas... vc poderá ser preso.
A Igreja local, é uma bela atração, e embora não se saiba a data correta da sua construção, ela foi declarada paróquia ainda em 1641. Localiza-se junto à praça, de onde se visita ainda o Museu Arqueológico de Padre La Paige, além da casa que serviu de residência ao heroi nacional Pedro de Valdívia, erguida em junho de 1540.

Mais ao final da tarde, saímos de carro, para visitar o Valle de la Luna, onde observamos algumas formações rochosas, como as Três Marias, e algumas cavernas. Mas o ponto alto (literalmente) do passeio é subir as dunas para observar o Pôr do Sol (mais um, eu sei....hehehe). Sem dúvidas, um momento cinematográfico, onde descobri que minha câmera digital ficara sem bateria.... tst tst tst. Ainda bem que tinhamos o equipamento profissinal do aficcionado Alessandro... hehehe.

Descemos as dunas já na escuridão (fomos os penúltimos a descer, "apressados" por um casal francês que estava lá em cima, e que fez "não sei o quê" após nossa partida... hehehehe - mas olha, não devemos censurá-los, pois o local realmente é convidativo para "momentos românticos e agradáveis".... hehehe).
Convêm fazer aqui o adendo de que à tarde, a temperatura é alta, e é desejável que os passeios sejam feitos com roupas leves (e bebendo muita água), enquanto que assim que o sol se pôe, torna-se necessário a vestimenta de roupas quentes, visto que o frio chega instantâneamente, e a sensação térmica tende a ser maior, devido ao vento.

Voltamos à vila, onde fizemos um passeio noturno, e resolvemos por lanchar algumas empanadas, na própria pousada, bebericando aquele delicioso vinho que trouxemos no porta-malas.....

Nenhum comentário: