segunda-feira, 18 de agosto de 2008

QUARTA-FEIRA – 9 DE ABRIL



Reservamos o dia para uma visita aos Bairros Palermo e Recoleta. Palermo é um bairro bastante arborizado, considerado o “pulmão da cidade”. Pontos de visitação interessante são o Jardim Zolológico, Jardim Botânico e Jardim Japonês, além da Flor de Mayo, uma escultura metálica muito grande. O Bairro conta ainda com bons restaurantes e uma estrutura lojista mais requintada, mas não chegamos a visitar estes locais. Já na Recoleta, um programa imperdível é a visita ao Cemitério, onde descansam inúmeras personalidades históricas argentinas, incluindo o ponto principal de visitação dali, que é o túmulo de Evita Perón. Repleto de verdadeiras obras de arte em forma de monumentos, o local chama atenção pela grandiosidade dos jazigos. Logo a lado temos a Basílica Nuestra Señora del Pilar, erguida em 1732.

No retorno, resolvemos conhecer o transporte público de BA, e pegamos um ônibus. Uma gafe foi o fato de não termos o total do valor de passagem em moedas, uma vez que lá os transportes não têm cobradores, apenas a máquina depositária de moedas. Aqui vale a ressalva de que lá, a educação impera, e todos pagam a passagem. Fico a imaginar um sistema desses no Brasil.... Bem, tentei de todas as forma trocar meus pesos por algumas moedas, mas nenhum argentino estava disposto a se desfazer das suas “preciosas”, até que um rapaz me cedeu uma moeda de um peso (exatamente a quantia que nos faltava). Tentei dar a ele uma nota de dois pesos em troca, mas ele não aceitou. Pois é, assim sendo, lá estava eu, um turista brasileiro, recebendo esmola de argentino dentro do lotação. Que fora....

Bem, mas o dia era marcado por uma data importante: o aniversário de nosso amigo Alessandro, e à noite retornamos ao Puerto Madero para a comemoração na churrascaria Espettus, repleta de garçons brasileiros, e onde não se pode deixar de provar o famoso “cordeiro da patagônia”, uma excelência em termos de sabor.

Nenhum comentário: