sábado, 9 de agosto de 2008

DOMINGO – 6 DE ABRIL

Havíamos combinado dar uma passadinha no Paraguai para fazer algumas compras. Para isso, combinamos com um táxi que nos levou e aguardou do outro lado da fronteira, pois é sempre arriscado passar com seu carro para “o outro lado”, sabidamente um sumidouro de carros de origem brasileira. O porém é que era Domingo, onde uma boa parte do Comércio fica fechado. Após algumas compras, e dissabor com relação ao nosso Visa Travel-Money relatado acima, retornamos ao hotel, onde fizemos as malas para seguir viagem. Devo acrescentar, em relação ao Cartão, que os paraguaios adicionam 10% às compras feitas com cartão (seja ele qual for), além de utilizar uma cotação diferenciada entre as próprias lojas, em relação ao preço do dólar. A dica para lá é: leve dólar, ou compre em real, sempre em dinheiro vivo. Assim vc saberá exatamente quanto está pagando, e terá como comparar melhor os preços dos produtos.

Saindo do hotel, nos dirigimos à fronteira, não sem antes conhecer o “DutyFree”, já em território Argentino, porém antes da Aduana. Ótimo local para compras de bebidas, roupas, perfumaria e calçados (eletrônicos nem tanto, uma vez que temos o Paraguai mais em conta logo do outro lado).

Completamos as exigências aduaneiras em Puerto Iguazu às 15h15min, e rumamos em direção à Santo Tomé (separada de São Borja/RS pelo Rio Uruguai), descemos inicialmente a Ruta 12, até Santa Anna, passando por posto policial onde foram feitas as verificações de praxe (CNIH/CRLV/Carta Verde), onde fomos atendidos com absoluta simpatia. Aqui vale o adendo de que estávamos extremamente preocupados com a polícia rodoviária argentina, uma vez que é muito comum o relato de tentativa de intimidação e cobrança de propinas para cima de turistas brasileiros. A impressão desse primeiro dia foi boa (acompanhem os relatos para saberem como foram os demais trechos), e chegamos a Santo Tomé às 20h08min, após percorrer 420 km em Rutas asfaltadas e sem quaisquer buracos, passando pela Ruta 14.

A primeira impressão de Santo Tomé é um tanto medonha, mas nos surpreendemos com um Hotel/Cassino magnífico (Hotel Condado), local muito freqüentado pela gauchada de São Borja e região, como viemos, a saber. E o incrível é que a estadia de quatro pessoas, em um local tão requintado, custou meros $189 pesos argentinos, o equivalente à R$ 113,00. Completamos a noite jantando em um bar agradável, com o refresco proporcionado pela cerveja Quilmes, em litro, incomum para nós, brasileiros.

Convém aqui outro adendo, no que se refere à Gasolina argentina. De qualidade muito superior à nossa, sem adição de álcool, ela fornece ao motor um rendimento aproximado de 10 a 15% a mais, aumentando a quilometragem que se faz com um tanque de combustível. O aumento de potencia é considerável, e como meu carro é flex, comparo o arranque obtido com a gasolina deles ao nosso álcool, só que com um consumo ainda melhor do que a nossa gasolina (todos sabem que o álcool combustível aumenta a potencia do motor, mas cobra seu preço no consumo).

O que é melhor nessa história toda, é que o preço é muito baixo. Eles vendem três tipos de gasolina, que muda de nome conforme a bandeira do posto que vc abasteça. Digamos que há a normal (85 octanas), a extra (95 octanas) e a super (100 octanas, ou seja, gasolina puríssima). Cabe ao condutor escolher, mas julgo prudente evitar a normal. Optei sempre pela intermediária, e não tive qualquer problema com o carro. O mesmo vale para o combustível vendido no Chile.

Em relação ao preço: pagamos em média $2,80 pesos o litro, o que equivale a R$ 1,68. Assim vale a pena rodar.

Também os pedágios existentes são extremamente baratos, passamos até Santo Tomé por três pedágios, pagando no total $6,60 pesos, ou menos de quatro reais.

As estradas estão repletos de carros antigos, que podem surgir muito lentos na sua frente, após uma curva. Nesse primeiro percurso, elas atravessam várias pequenas cidades do norte argentino, portanto, cuidado!

Anônimo disse...

Gente!! Isso vai virar um livro!!! Tô adorando, vamos andar mais rápido com essas postagens...rsrsrsr
Glaudson, tô impressionado com os detalhes, Parabéns!!!